Cleanic

Apresentação

A CLEANIC é uma Comunidade Terapêutica que integra o Programa Portage, em Portugal. Este Programa destina-se a apoiar pessoas que sofrem de problemas relacionados com uso e abuso de substâncias e outros comportamentos aditivos.

Neste site vai encontrar informação detalhada sobre os serviços e programas que disponibilizamos. Se precisa de ajuda, ou conhece alguém que precisa, a CLEANIC oferece o suporte necessário para superar o seu problema. Os nossos serviços são completamente confidenciais.

O Programa da CLEANIC é baseado na abordagem de comunidade terapêutica, terapia cognitivo-comportamental, psicologia positiva e gestão individual de caso.

Oferecemos programas específicos para homens e mulheres, para adolescentes (rapazes e raparigas) a partir dos 15 anos. A comunidade apresenta ainda programas terapêuticos dirigidos a pessoas com perturbações psiquiátricas que não tenham consumos de álcool e/ou drogas (designado de “Sintomatologia”) e pessoas com duplo diagnóstico (ou seja, com ambos os diagnósticos).

A CLEANIC, que integra o Programa Portage em Portugal, dedica-se a apoiar pessoas que sofrem de problemas relacionados com o consumo e abuso de substâncias e/ou portadoras de patologias psiquiátricas, para que ultrapassem a sua dependência e consigam viver as suas vidas de forma saudável, integrada e positiva. (MISSÂO CLEANIC)

PROGRAMA PORTAGE

O Programa Portage assenta num modelo praticado em Comunidade Terapêutica, que enfatiza o conceito de auto e inter-ajuda, influência do grupo de pares e tudo isto, num ambiente “familiar”.

Este programa e sua eficácia são reconhecidos mundialmente e para rápida compreensão devemos perceber que este é um programa que procura ajudar os utentes através da identificação e compreensão de sentimentos, do encontro de novas rotinas, da descoberta de novas potencialidades e claro, através de um equilíbrio pleno em sociedade, na relação direta com os outros.

Reaprender um novo estilo de vida não é fácil, envolve desafios diários e uma auto-avaliação constante. Todo este processo baseia-se num sistema de recompensas adaptado às dificuldades pessoais e o seus contextos de vida.

OBJECTIVOS