Neste site vai encontrar informação detalhada sobre os serviços e programas que disponibilizamos. Se precisa de ajuda, ou conhece alguém que precisa, a CLEANIC oferece o suporte necessário para superar o seu problema. Os nossos serviços são completamente confidenciais.
O Programa da CLEANIC é baseado na abordagem de comunidade terapêutica, terapia cognitivo-comportamental, psicologia positiva e gestão individual de caso.
Oferecemos programas específicos para homens e mulheres, para adolescentes (rapazes e raparigas) a partir dos 15 anos. A comunidade apresenta ainda programas terapêuticos dirigidos a pessoas com perturbações psiquiátricas que não tenham consumos de álcool e/ou drogas (designado de “Sintomatologia”) e pessoas com duplo diagnóstico (ou seja, com ambos os diagnósticos).
A CLEANIC, que integra o Programa Portage em Portugal, dedica-se a apoiar pessoas que sofrem de problemas relacionados com o consumo e abuso de substâncias e/ou portadoras de patologias psiquiátricas, para que ultrapassem a sua dependência e consigam viver as suas vidas de forma saudável, integrada e positiva. (MISSÃO CLEANIC)
PROGRAMA PORTAGE
O Programa Portage assenta num modelo praticado em Comunidade Terapêutica, que enfatiza o conceito de auto e interajuda, influência do grupo de pares e tudo isto, num ambiente “familiar”.
Este programa e sua eficácia são reconhecidos mundialmente e para rápida compreensão devemos perceber que este é um programa que procura ajudar os utentes através da identificação e compreensão de sentimentos, do encontro de novas rotinas, da descoberta de novas potencialidades e claro, através de um equilíbrio pleno em sociedade, na relação direta com os outros.
Reaprender um novo estilo de vida não é fácil, envolve desafios diários e uma autoavaliação constante. Todo este processo baseia-se num sistema de recompensas adaptado às dificuldades pessoais e o seus contextos de vida.
OBJETIVOS
- Melhorar a qualidade de vida e grau de satisfação do utente;
- Treino e desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
- Promover a abstinência e controlo dos consumos de substâncias;
- Diminuir o número de recaídas e de internamentos hospitalares e institucionais;
- Melhorar o desempenho de papeis sociais, promovendo a inclusão social;
- Promover a autonomia pessoal;
- Promoção da reinserção e reabilitação social, permitindo o desenvolvimento de aprendizagens académicas, profissionais e ocupacionais.