O programa terapêutico implementado na CLEANIC é baseado na abordagem da Comunidade Terapêutica, seguindo o Programa Portage.
Aqui, cada um beneficia da influência positiva dos pares, do apoio e suporte de profissionais qualificados e empenhados e ferramentas terapêuticas eficazes
e reconhecidas.
Cada utente, que é responsável por definir o próprio plano de reabilitação individual orientado pelo técnico responsável, é motivado a fazer o esforço necessário para dar resposta aos desafios inerentes à terapia, a recuperar a própria dignidade e assumir o comando da sua vida
QUEM SE ENQUADRA NO PROGRAMA?
Este programa é dirigido para pessoas com mais de 18 anos e que têm problemas relacionados com consumo e abuso de drogas ou outras adicções (ex.: álcool, jogo) e/ou com problemas de adaptação social.
A inclusão nos programas em regime de ambulatório depende da avaliação individual de cada caso, mediante critérios definidos pelos técnicos responsáveis (e.g. nível de preparação para a mudança, abstinência, rede de suporte social, actividade laboral ou escolar)
CENTRO DE DIA & PROGRAMA PÓS LABORAL
O Centro de Dia e o Programa Pós-laboral, à semelhança do programa residencial, estão construídos de forma a adaptar-se às necessidades específicas de cada utente, incluindo grupos terapêuticos divididos por género.
Na CLEANIC, os residentes desenvolvem um sentimento de pertença e aprendem a confiar uns nos outros. Partilhando as dificuldades e os desafios das suas vidas, cultivam o auto-conhecimento, a auto-confiança e o respeito por si próprio.
A duração do programa é baseado nas necessidades individuais, na motivação e na preparação para a mudança de cada utente; contudo, o programa pode durar entre 3 e 6 meses (não devendo exceder este prazo).
No Centro de Dia e no Programa Pós-laboral, o utente está inserido na comunidade terapêutica, partilhando dos mesmos grupos terapêuticos que os seus pares, contudo não pernoita na CLEANIC.
Sendo que, no Centro de Dia, o utente frequenta a clínica a tempo inteiro naquele que seria o seu período laboral (das 9h às 17h – podendo este horário ser adaptado); e, no Programa Pós-laboral, frequenta após o período laboral – sendo adaptado às condições de cada utente.
NA CLEANIC, COM PROGRAMA PORTAGE, VAIS DESENVOLVER:
- CONFIANÇA
- RESPEITO POR TI E PELOS OUTROS
- AUTO-CONHECIMENTO
- AUTO-ESTIMA
- EQUILÍBRIO
- COMPETÊNCIAS PARA A VIDA
- AUTONOMIA
- RESPONSABILIDADE
- ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E SÓBRIO
PROGRAMA DE REINSERÇÃO SOCIAL (PÓS-RESIDÊNCIAL)
Na CLEANIC, os nossos cuidados são contínuos. Os programas pós-residenciais ajudam os utentes no processo de transição de reintegragração biopsicossocial.
Sendo através de , grupos terapêuticos ou aconselhamento individual, oferecemos um acompanhamento personalizado a cada utente que termina o programa de internamento.
O nosso compromisso não se esgota no internamento, pretendemos acompanhar cada uma das pessoas que entram no programa, de forma a que os objectivos sejam atingidos de forma plena e eficaz – o que implica, também, a fase de transição e reinserção na família (ou rede de suporte), na comunidade e na sociedade.
Este acompanhamento pode durar até dois anos, dependendo de cada caso.
Estes programas foram elaborados de forma a ajudar o utente a colocar em prática as competências que aprendeu durante o internamento, em contexto protegido.
O regresso ao contexto “real” de vida nem sempre é fácil e é um período de grande vulnerabilidade…este serviço permite ajudar os utentes a lidar com as adversidades e desafios que surgem durante a fase após o programa, prevenindo a recaída e promovendo a reabilitação social.
Vão existir momentos difíceis durante a terapia, mas no final ficarás orgulhoso de tudo o que conseguiste atingir!
No Programa Portage ninguém espera que sejas perfeito, ninguém é julgado nem discriminado.
Nós mostramos-te as ferramentas para tomares escolhas positivas por ti próprio.
Aqui vais encontrar um ambiente familiar e acolhedor.
PROGRAMA DE SUPORTE FAMILIAR
(antes, durante e após o programa terapêutico)
O suporte e acompanhamento dos familiares e/ou outras pessoas significativas para o utente é fundamental para definir o sucesso e eficácia do programa.
Este programa contempla reuniões familiares, grupos terapêuticos e acompanhamento individual (dependendo das necessidades de cada família, de cada rede de suporte) e permite trazer compreensão e aceitação sobre os problemas que o utente apresenta e todo o processo de reabilitação.
Assim, podemos diminuir o sofrimento e a vulnerabilidade das famílias, incluindo-as no processo, dando-lhes ferramentas para promoverem e manterem a mudança.